terça-feira, 17 de janeiro de 2012

2ª Visita à Expo- Um Diário da República - EDP Porto

2ª Visita à Expo- Um Diário da República - EDP Porto



Depois de tanto se falar da EDP, seja pelos chineses, seja pelas nomeações tão controversas, ou não, de portugueses, seja pelo que possa ser, apetece em meados deste Janeiro de 2012, revisitar no Porto, na Fundação EDP, a exposição: Um diário da Republica / Kameraphoto.

Muitas fotografias, excelente fotografias, feitas ao longo de todo o ano de 2010 - 100 Anos da República(!!!) - por um grupo de fotógrafos, reunido na colectivo Kameraphoto, que viajou longamente por Portugal, a fotografar, Portugal.

Voltando a duas frases de João Pinharanda ,que fazem parte de brochura de apresentação desta exposição:

- A obra possui a dimensão de intimidade e de reflexão, de segredo e de indignação, de poesia e de tristeza, de propostas e sonhos de todos os diários.

- ...detemo-nos em episódios soltos ou seguimos pequenas narrativas, uma imagem choca-nos, noutra reconhecemos um rosto, rimo-nos de uma pose, admiramos uma paisagem.

Nesta 2ª visita, talvez por ter regressado o tempo de chuva depois de uns dias maravilhosos de tanto sol, ou, depois de percebermos que a mentalidade dos que nos governam é igual à de todos os que antes lá estavam e que este diziam estar mal, por talvez em cada dia que passa conseguirmos apercebermo-nos que assim não vamos lá, País e Ocidente, foi esta visita feita com tristeza. Não pela exposição, mas por se pensar que : assim não vamos lá!

Todas as fotografias são muito factuais, muito exactas, muito de Portugal, mas desta vez, o que me tocou mais, foram os rostos tristes, os olhos sem força, parece que o destino tomou conta deles, as situações de pobreza, pessoas desconfortáveis "por terem falta de conforto, como algo -muito, muito intenso - a atormentá-las!

Está aqui, Portugal, sem subterfúgios, sem feitiços, sem disfarces, não me foi fácil desta vez vermo-nos aqui fotografados. Talvez por o fado ainda pairar na mente de alguns, talvez por não se saber ser transparente no topo o que faz que a base fica mal...algo vai muito mal neste nosso País, e já estalava em 2010, .......mas está pior em 2012, e ainda só estamos no inicio.....

Por certo a próxima visita ser-me-á mais agradável.....por certo são os meus olhos e pensamentos que estão errados, hoje, nesta 2ª visita....


Augusto Küttner de Magalhães


13.01.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário