domingo, 18 de dezembro de 2011

EDP / Fundação - Porto - Expo - Diário - 17.12.2011



Na Fundação EDP - Porto, pudemos assistir à inauguração em 17 de Dezembro, de uma muito interessante exposição, que nos mostra o nosso País em fotografias, pelas fotografias. Fotografias com Pessoas, junto a outras Pessoas, junto a objectos, junto a prédios, casas, vidas!

Uma forma excelente de vermos fotograficamente o nosso País, sem nacionalismo, mas com realismo, sem fado, mas com oportunidade, com imagens recolhidas por quem o sabe fazer, durante o ano de 2010 - Centenário da Republica - por um grupo de fotógrafos reunidos no colectivo Kameraphoto.

E lendo o prospecto muito bem elaborado para o efeito por João Pinharanda , são oportunas estas passagens:

" ...foram 365 dias a olhar de um modo especial para o corpo múltiplo da realidade em movimento que é um país. Com esse trabalho o colectivo elaborou um DIÁRIO. A obra possui a dimensão da intimidade e de reflexão, de segredo e de indignação, de poesia e de tristeza, de propostas e sonhos de todos os diários". " A fotografia cumpre assim o seu papel de documentar r mas também de comentar, intervir , desmultiplicando os caminhos propostos, mas também de libertar, abrindo o espírito ao futuro." " Percorremos esta exposição com a liberdade de não cumprirmos a cronologia de registo das imagens: percebemos que há linhas condutoras e saltos de humor, detemo-nos com episódios soltos ou seguimos pequenas narrativas, uma imagem choca-nos, noutra reconhecemos um rosto, rimo-nos de uma pose, admiramos uma paisagem. No final temos o puzzle de um país que, como um corpo, se encontra sempre incompleto...".

Até ao dia 4 de Março de 2012 é-nos possível visitar e revisitar estas fotografias, que projectam-nos e ao país, que nos fazem vermo-nos como de facto somos.

Augusto Küttner de Magalhães

18.12.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário